Estamos completando sete anos de Baú dos Antigos, e para comemorar estaremos recordando algumas matérias! Esta foi a matéria de inauguração, mostrando os quarenta anos (2013) do Maverick no Brasil!
Viva o Baú dos Antigos!! E aquele abraço virtual especial para você que nos acompanha, afinal são mais de 2000 pessoas curtindo!
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Quarentão de respeito
Para estrear com chave de ouro, o Baú dos Antigos apresenta uma matéria inicial sobre o aniversariante do ano, e uma sessão de fotos para homenagear este ícone dos anos 70, que tornou-se um mito ao longo dos anos, e que fica a cada dia mais raro pela dificuldade em manutenção e restauração, num país que não se esforça muito para preservar a memória, ficando esta tarefa a cargo de alguns aficionados mais corajosos, que fazem questão de exibir seus Mavericks nas mais diversas ocasiões, e que têm como recompensa largos sorrisos e suspiros apaixonados. O Ford Maverick, que tornou-se um mito no Brasil, símbolo de esportividade e status, diferenciando seu proprietário, conhecido como legítimo muscle-car, foi lançado nos Estados Unidos no final da década de 60, para fazer frente à concorrência dos carros Europeus e Japoneses, compactos e econômicos, e com projetos modernos para a nova década que estaria iniciando. Em Abril de 1969 seria então lançado o Maverick com esta difícil missão. Foram lançados diversas versões e modelos até 1977, ano do encerramento de sua produção.
Veja esta matéria sobre o aniversário de 40 anos:
No Brasil ele foi lançado pela Ford para preencher uma lacuna existente entre o Corcel e o Galaxie, modelos de grande sucesso em suas categorias. O lançamento do Maverick no Brasil foi em Junho de 1973 já como modelo 1974. Vários modelos foram apresentados no lançamento, como o Super, o Super Luxo e o GT, sendo que a versão GT apresentava o famoso motor V8, que ficou conhecido como “Canadense”, por ser exportado para o Canadá, e não fabricado no Canadá, como a maioria das pessoas acredita até hoje. As demais versões apresentava um motor de 6 cilindros em linha. já conhecido por equipar os Aero Willys e Itamaraty, com algumas modificações, e opcionalmente poderiam vir equipados com o motor V8. Em 1975 o motor de 6 cilindros foi substituído pelo moderno motor de 4 cilindros, 2.3 litros, fabricado em Taubaté.
Em 1977 o Maverick passou por algumas melhorias mecânicas e modificações pequenas na carroceria, como lanternas traseiras maiores e nova grade dianteira, e entre essas mudanças o modelo GT passaria a vir com o novo motor 4 cilindros, mesmo sob o protesto dos admiradores do v8, que vinha agora como opcional no GT. Mas esta tentativa de modernização e fuga da crise do petróleo não impediu que em 1979 o Maverick tivesse sua produção encerrada. De qualquer forma, fomos presenteados com um verdadeiro mito que desperta suspiros e arrepia os mais saudosistas e que conta também com a simpatia do público mais jovem, que não está habituado com carros desta potência e robustez mecânica, além da aparência agressiva e da esportividade das linhas aerodinâmicas, que permanece muito atual, apesar da idade do projeto. E o resto é História, e das boas!
Segue uma sessão de fotos para comemorar esta data tão importante para nós amantes do antigomobilismo:
Publicado em 31 de maio de 2013, Curitiba.
Aguarde, brevemente voltaremos aos assunto !
Eu sou o Mauricio Super
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Aniversário do Baú! Vamos recordar? Matéria inaugural: Maverick 40 anos by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
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[…] Contamos a história deste muscle car nacional, clássico dos anos 1970 e apresentamos uma sessão de fotos dos diversos modelos para os fãs deste mito, que sempre se emocionam e suspiram ao ver e ouvir o ronco poderoso e nervoso deste carrão. Curta lá a matéria completa […]