História do Automóvel no Brasil-Parte IX
- 12
- novembro
- 2019
Veja no episódio piloto o projeto da série criada para contar a História do nosso querido automóvel, sempre presente em nossas vidas, trazendo comodidade e conforto, além de recordações valiosas de nosso passado.
Hoje vamos conferir a edição abaixo:
Ano IX – nº 99 – Outubro de 1968
A proximidade dos anos 1970 nos traz a grande mudança na Indústria Automobilística Nacional. Embora os veículos produzidos por aqui são sempre modelos de subsidiárias americanas ou europeias, acabamos ganhando em empregos e desenvolvimento, e temos automóveis atualizados e para todos os gostos e bolsos. Claro que é um exagero falar que existiam carros de luxo e populares, mais acessíveis ao povo em geral, pois mesmo esses mais populares eram difíceis de se comprar, numa economia sem crédito farto e com salários baixos. Assim pouca gente tinha acesso ainda ao automóvel, e lembro-me muito bem, quem tinha um fusquinha zero já era de nível muito bom. Um dos meus parentes, na minha infância, tinha uma vemaguete nesta época, e era com certeza um Doutor, um figurão para nós que andávamos num Jipe da empresa do Pai, e já estava bom. Esta edição da Quatro Rodas conta com o teste do novo Corcel, em fase de lançamento, e o que ninguém imaginava era o sucesso que ele iria fazer, despertando paixões:
Você percebeu nas palavras deste colecionador tudo que representou e representa o Ford Corcel, que poderia ter sido Willys ou Renault, mas é Ford!
Olha as propagandas de lançamento encartadas na quatro rodas; as páginas eram em papel especial tipo poster, e abriam em leque! Muito empenho no lançamento de um carro que era um projeto da Renault Francesa e viria para substituir o Gordini, aí se entendeu porque a Ford comprou a Willys em 1967!
Mas as coisas estavam esquentando muito, e nunca se lançou tanto carro bacana como nesta época! Não acredita, então veja as imagens abaixo e tire suas conclusões. Vamos começar pelo Opala, que já estava em linha de produção, mas ainda era segredo. Lado a lado estão abaixo o Opel Rekord e o Opala brasileiro. Compare! Este foi o Opala exposto no salão do automóvel no lançamento!
Estava surgindo também o Volkswagen Variant, que teve muitos problemas futuros devido ao posicionamento traseiro do motor e estabilidade ruim pela má distribuição de peso ocasionada por este fator. Deu origem ao TL e Brasilia, mas os problemas continuaram.
Veja agora uma matéria interessante que foi encartada na revista, mas do ponto de vista mais atual. Quero também alertar que nem todas as imagens e textos deste post são da revista QR, que serve sim como fonte de inspiração para o tema e algumas imagens de capas, e os assuntos são pesquisados em diversas fontes, não refletindo a opinião da mesma. Conheça agora a História do Democrata:
Veja também:
História do Automóvel no Brasil-Parte IX by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.