Parques: Curitiba e Região Metropolitana Primeira parte: Introdução

Parques: Curitiba e Região Metropolitana Primeira parte: Introdução

Recentemente perdemos a figura emblemática de Jaime Lerner, que, mais do que político, era filho de imigrantes judeus poloneses, formado em arquitetura e urbanismo. Se formos falar da pessoa, teremos muito assunto de sua intensa vida pessoal e profissional. Se falarmos sobre o político, teremos que citar obras importantes para a cidade, além dos prêmios internacionais. Porém, mais importante para Curitiba do que os dois mandatos de Governador, foram os três como prefeito, que modificaram a cidade, colocando-a num plano internacional.

Casa Heitor - SESI

Casa Heitor, na Av. Marechal Floriano, Centro

Porém, o assunto desta série será a cidade e seus parques, embora sem abordar as contribuições do grande político e urbanista, mas aproveitar a oportunidade e deixar um registro da cidade e seus entornos como uma homenagem por sua passagem por aqui, transformando-a. Espero que seja oportuno não só para turistas que queiram ter uma ideia prévia para escolher o que visitar ao ar livre, como também para os próprios curitibanos que não conhecem sua própria cidade, e neste caso eu me incluo, por isto quero me aventurar nesta empreitada fotográfica em plena pandemia.

Clube Concórdia

Clube Concórdia, no Largo das Ordem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como introdução ao tema escolhi um ensaio fotográfico de alguns monumentos da cidade, na região central, locais que o turista pode conhecer a pé, desde que se hospede no centro, o que é uma boa ideia. Temos a tendência de ser mais críticos com a cidade e o país onde vivemos, mas se prestarmos atenção às mais recentes notícias vemos que o mundo todo têm seus problemas, e aqui não é diferente, então podemos até começar a pensar em elogiar e semear uma dose de bairrismo às nossas visões que não fará mal algum.

Colégio Divina Providência

Colégio Divina Providência, também no Largo  

Em alguns vídeos e matérias sobre a minha própria cidade, não a reconheci nos comentários e imagens, então resolvi ir à luta e achar esta cidade dos sonhos que tenho visto e ouvido falar. Hoje vou encerrar com mais imagens bonitas de Curitiba, mas nas próximas matérias você verá alguns parques de Curitiba e também da Região Metropolitana, nesta série autoral, com detalhes importantes e atualizados sobre estes parques, e se você tiver alguma sugestão para registro, faça seu comentário!

Shopping Estação

Museu Ferroviário

Estação Tubo - UTFPR

Legado de Jaime Lerner

 

Igreja Presbiteriana

Igreja Presbiteriana – Largo da Ordem

Símbolos de Curitiba

Lampião original e pinheiro

Rua das Flores

Calçadão da XV – Centro

 

Prédio histórico do Largo

El Mago em prédio histórico do Largo

Colégio Divina

Divina Providência em visão artística

Clube Concórdia no Largo da Ordem

Concórdia

Catedral Metropolitana e marco zero

Igreja Matriz Pça Tiradentes

Acompanhe as próximas matérias! Selecionei os principais parques de Curitiba, mas não deixei de lado alguns parques e monumentos da Região Metropolitana, que podem ser visitados no mesmo dia pela distância da Capital. Aproveite a retomada dos passeios, tome os cuidados necessários e siga as orientações locais!

Um grande abraço e até breve!

Eu sou o Mauricio Super!

Acompanhe-nos nas redes sociais:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CC BY-SA 4.0 Parques: Curitiba e Região Metropolitana Primeira parte: Introdução by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.